E.E. Eusébio de Paula Marcondes
Alfabetização Terapêutica: onde os alunos que ainda não possuem o domínio da leitura e da escrita são atendidos em pequenos grupos, (2 ou 3 alunos por vez), onde, além do trabalho de letramento, também possuem um espaço para trocarem informações sobre seu dia-a-dia. Trabalho totalmente norteado por textos significativos para cada faixa etária.
Leitura e Analise: para o ensino médio, alunos com dificuldades na leitura, escrita e analise de texto, trabalho realizado na Sala de Leitura, contemplando, de sala de aula a atualidades ( jornais, revistas etc.).
A Roda da Conversa (leitura, entendimento de texto, diálogo terapêutico e cidadania).Trabalhos realizados nas Rodas da Conversa:
O desabafo; A resolução de problemas; o respeito de ouvir o outro; respeito à opinião diferente da minha; abertura de novos horizontes; o vinculo fortalecido do grupo; a quebra de pré-conceitos; a aceitação das diferenças; o esclarecer de dúvidas próprias da adolescência; o trabalho em grupo passo a passo, até que passe a fazer parte do dia-a-dia do jovem; o aprender a dividir.
E mais, as histórias contadas nos grupos, são o passaporte mágico para aventuras, conquistas, superações de temores; o imaginário fundamental ao desenvolvimento do jovem, que traz respostas intelectuais e emocionais, aos questionamentos mais íntimos.
"Para criar este trabalho meu pensamento foi um misto de expandir horizontes, trabalhar no jovem sua capacidade de doação e amor à si e ao próximo, porque: como esperar que as ovas gerações modifiquem oque está errado em seu meio, se não nos lembrar-mos que cabe à nós, desde já, dar o exemplo e às condições para tal?" disse Professora Selma, responsável pelos projetos acima.
Este trabalho além de abrir novas possibilidades aos jovens, auxilia nos problemas do seu dia-a-dia, dificuldades que já estão vivenciando, em família, o bullyng, brigas de rua, na média em que passam a olhar o outro como um ser igual, que também sente dor, magoa-se, chora, se deprime, sente-se solitário etc. Um trabalho com valores que muitos deles não se apropriaram através da família ou do exemplo adulto. É possível claramente durante esse trabalho, reconhecer à descoberta da solidariedade, muitas das vezes, quando, o que se assediou à todos passa a defender um colega no momentos da troca de experiências. Muitas vezes são os primeiros passos destes jovens no aprender à olhar o outro com compaixão e não como ameaça.
Outros projetos da Sala de Leitura: Canto, Coral, Letramento, Artes e Superação Jovem.
Em breve teremos mais informações, fotos e vídeos em relação aos projetos informados acima acima.
Leitura e Analise: para o ensino médio, alunos com dificuldades na leitura, escrita e analise de texto, trabalho realizado na Sala de Leitura, contemplando, de sala de aula a atualidades ( jornais, revistas etc.).
A Roda da Conversa (leitura, entendimento de texto, diálogo terapêutico e cidadania).Trabalhos realizados nas Rodas da Conversa:
O desabafo; A resolução de problemas; o respeito de ouvir o outro; respeito à opinião diferente da minha; abertura de novos horizontes; o vinculo fortalecido do grupo; a quebra de pré-conceitos; a aceitação das diferenças; o esclarecer de dúvidas próprias da adolescência; o trabalho em grupo passo a passo, até que passe a fazer parte do dia-a-dia do jovem; o aprender a dividir.
E mais, as histórias contadas nos grupos, são o passaporte mágico para aventuras, conquistas, superações de temores; o imaginário fundamental ao desenvolvimento do jovem, que traz respostas intelectuais e emocionais, aos questionamentos mais íntimos.
"Para criar este trabalho meu pensamento foi um misto de expandir horizontes, trabalhar no jovem sua capacidade de doação e amor à si e ao próximo, porque: como esperar que as ovas gerações modifiquem oque está errado em seu meio, se não nos lembrar-mos que cabe à nós, desde já, dar o exemplo e às condições para tal?" disse Professora Selma, responsável pelos projetos acima.
Este trabalho além de abrir novas possibilidades aos jovens, auxilia nos problemas do seu dia-a-dia, dificuldades que já estão vivenciando, em família, o bullyng, brigas de rua, na média em que passam a olhar o outro como um ser igual, que também sente dor, magoa-se, chora, se deprime, sente-se solitário etc. Um trabalho com valores que muitos deles não se apropriaram através da família ou do exemplo adulto. É possível claramente durante esse trabalho, reconhecer à descoberta da solidariedade, muitas das vezes, quando, o que se assediou à todos passa a defender um colega no momentos da troca de experiências. Muitas vezes são os primeiros passos destes jovens no aprender à olhar o outro com compaixão e não como ameaça.
Outros projetos da Sala de Leitura: Canto, Coral, Letramento, Artes e Superação Jovem.
Todos os projetos descritos acima são de responsabilidade da professora Selma Alonso.
Em breve teremos mais informações, fotos e vídeos em relação aos projetos informados acima acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário