Pages

Subscribe:

domingo, 18 de setembro de 2011

Gincana Caminhando Juntos - PEV 2011

Prova de nª 3 - A história coletiva

A prova consiste em elaborar uma breve história sobre a escola. Os reporteens elaboraram a história, entrevistaram o Sr José Antônio da Silva, mais conhecido como Zelão, que foi mestre-de-obras durante a construção da escola e reside no bairro desde a década de 50. Confira a seguir o vídeo com o Sr Zelão entrevistado pela reporteen Yara.

Histórico da U.E.  EE PROF. EUSÉBIO DE PAULA MARCONDES
             
          Segundo relatos de antigos moradores da região onde está situada a Escola  Estadual Professor Eusébio de Paula Marcondes, na década de 60, até onde hoje é Av. Nossa Senhora do Sabará, havia apenas mata ,casas isoladas e muitas chácaras. A sede dessas chácaras era chamada de Casarão. Onde hoje estão as empresas Makro e Leroy Merlin situavam-se os denominados “Morrão” e “Eucaliptal”, até a região de Vl. Joaniza.
          Tudo o que era necessário para a sobrevivência dessa população era comprado na feira que acontecia na Av. Sabará. Os carroceiros levavam os pedidos até as residências porque o caminho era de estradinha na terra batida.
           De acordo com os relatos de uma professora, efetiva na escola Eusébio, na década de 90, durante uma época de chuvas, procurou pegar um atalho pelo “Morrão” para chegar à escola em tempo. O carro não conseguiu passar por causa do barro. Um senhor montado em seu cavalo apeou, amarrou uma corda em sua montaria e no carro retirando-a em segurança daquela dificuldade.   
            Ainda segundo relatos de moradores da época, a antiga fábrica Café Solúvel jogava a borra do café processado num dos pontos onde está a empresa Leroy. Ainda segundo esses relatos, ali as crianças costumavam brincar, o que “dava um trabalho extra para as mães”. Onde hoje estão localizados o Shopping Center Interlagos e a favela “Morro”, havia muitas árvores e passava um riacho ao longo da região, esse cruzava as chácaras.
        Na época das escavações e planage das terras para futuras instalações do Shopping Center, houve uma surpresa. Havia espécies de cavernas com vários, por assim dizer, compartimentos. Dentro deles corpos e ossadas foram descobertos, inclusive carros, entre eles um fusca, cheio de corpos. Até hoje não há respostas oficiais com relação a esse incidente.
          Parte do chamado “Lixão”, localizado nessa região, é composto por entulhos retirados desses locais.
         A Escola Estadual Prof.Eusébio de Paula Marcondes faz parte desse momento, pois já existia na década de 50, mas por problemas de abastecimento de água que não chegava na escola e os funcionários precisam recorrer ao morador Sr. Zelão que fornecia água para escola do seu poço artesiano, o seu  ato legal deu-se em 1957, porém, segundo consta, só  recebeu o nome  de Escola “Prof. Eusébio de Paula Marcondes”, posteriormente. Anteriormente tinha o nome  de Grupo Escolar Ginásio em Vila Sabará - GEGI, incorporado pela comunidade como Jegue. Esse “apelido”, segundo o Sr. José Antonio da Silva, morador antigo da região, conhecido como Zelão, aconteceu também, porque ele criava cavalos e gado leiteiro que pastavam dentro das dependências da escola.
            Na década de 70 a escola tinha uma fanfarra patrocinada por uma escola particular da região e participava dos desfiles da Avenida Sabará, patrocinados pela Rádio e TV Record e foi ganhadora de muitos troféus.
        Em princípio o Eusébio era instalado em um único prédio.Tempos depois, em virtude da demanda por vagas, um anexo (o prédio menor) , foi construído.
         Dos tempos do Morrão e do Eucaliptal, das chácaras e do riacho restam segundo se conta, apenas três casarões, a memória dos antigos e é claro  a incorporação do nome “JEGUE”
   
      2.2.2- Biografia de seu patrono
          O Prof. Eusébio de Paula Marcondes, patrono da escola,  nasceu em Taubaté, em 12 de Setembro de 1885 e fez o curso primário na sua cidade natal. Filho de Ignácio Marcondes do Amaral e de Dona. Maria de Paula Marcondes. Dedicou toda a sua vida profissional ao ensino no Estado de São Paulo, prestou serviços  relevantes à Administração Pública, no campo da Educação. Diplomou-se em 1904 pela antiga Escola Complementar de São Paulo, posteriormente Escola Normal da Praça, atual Instituto Estadual "Caetano de Campos". Ingressou no magistério logo após sua formatura, permanecendo em serviço de 1904 a 1946, quando se aposentou. Trabalhou como professor, Adjunto e  Diretor de grupo escolar; foi o primeiro Delegado de Ensino, substituto, no governo Washington Luiz, Delegado Geral do Ensino Privado, na gestão do prof. Sud Mennucci,  Chefe de Ensino Secundário e Normal.  Exercia o cargo de diretor do tradicional Grupo Escolar "Rubião Junior", de Casa Branca, quando eclodiu a epidemia "gripe espanhola" em 1918. Teve, então, oportunidade de prestar assinalados serviços à população local, através de assistência da Cruz Vermelha Brasileira. Foi o fundador junto com  outros colegas do Centro do Professorado
Paulista de São Paulo (CPP). O prof. Eusébio de Paula Marcondes faleceu no dia 29 de maio de 1966, deixando opulenta folha de serviços prestados à Administração e ao Ensino; um nome respeitável e respeitado, que merece ser lembrado como exemplo às novas gerações




3 comentários:

Hernani HS Studio1 disse...

RETIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES
.
Discordo de algumas infomações a reporter, a mesma sim deveria se informar mais sobre O GEG Grupo Escolar e Ginasio de Vila Sabara e não GEGUI rsrsrs
Na decáda de 60 não haviam chacarás e sim casas e muitas industrias na região o que prevalece até Hoje
O endereço do Antigo Colegio Grupo Escolar e Ginasio de Vila Sabará o antigo até 1970 da escola que hoje se chamada EEPSG Eusbio de Paula Marcondes se situava a rua Tabaré na Praça Nova Olinda rua da antiga Fabrica da Telefunken,
A Escola era uma Barracão de madeira e antigamente lá ao lado da escola não era um eucalipital e sim uma chacará particular depois comprada pela industria alemã telefunkem, e muitas casas do BNH na Rua Tabaré
E a Fanfarra do GEG de Vila Sabará era patrocinada sim pelo professor de Geografia Claudio Villa que chegou a quase ser expulso da escola/ foi Diretor e Dono do Colegio Paralelo em Santo Amaro, e a mesma nunca foi patrocinada pela Rede Record e sim por seus participantes no caso eu era um deles pelo professor Cláudio Villa e pelo maestro Linconl Coelho que hoje mora no Espirito Santo, e a Rede Record sim era patrocinadora do Concurso Nacional de Fanfarras, as escolas que quisessem participar tinham que pagar inscrição.
Na decada de 70 na Vila Arriete nunca ouve desfiles patrocinados pela aquela rede de televisão e sim pela Associação dos Moradores da Vila Arriete, sendo que nos desfiles nunca vi uma câmera de emissora nenhuma lá. Participei de varios como membro da Fanfarra de Vila Sabará,
E aonde a escola era situada até 1970 na rua Tabaré não tinha espaço para pasto rsrsrsrs esse senhor deve estar confundindo o GEG com o Sesi 49.
E o GEG em sua construção atual se deu no fim dos anos 60 terminado em 1970 e não da decada de 50 e no morrão/Morro da Macumba não havia pasto e nem gado e cavalos e em 1972 a area já estava terraplanada e começando a tomar ares de cidade.

J Hernani
Aluno de 1970 a 1977
Morador na Vila Sabará de 1968 a 1981.

Hernani HS Studio1 disse...

Em Tempo:
.
Minha irmã Tereza hoje com seus 67 anos e nenhuma ruga na cara nasceu e foi criada na Vila Sabará/ Santo Amaro e informa que algumas informações como chacarás etc foram na decada de 50 e não 60, pois nos anos 60 a região já estava bem estruturada com Avenida Sabará a todo o Vapor, inclusive com muitas fabricas na região perto da Interlagos e a nossa fabrica de Chocolates Evelin na rua do GEG, Usina Termeeletrica de Pedreira ou Usina Piratininga em pleno Funcionamento fim dos anos 50, Represa Bilings fim dos anos 30 essas duas ultimas para suprirem a deficit de energia eletrica na capital paulista, poucos se lembram no fim dos anos 60 e inicio dos anos 70 a luz ia e vinha na limpoesa das caldeiras da termeetrica
E aquela linha de trem que passa ao Lado da Avenida Miguel Yunes era uma ramal da Estrada de Ferro sorocabana em Bitola metrica e ia até São Vicente hoje uma parte dessa linha ferrea foi suprimida ápos a privatização e fim da FEPASA/ Ferrovias Paulistas S.A indo somente até o Grajaú,
E até os anos 30 havia um cemitério na região da Vila Sabará, muitas historias de assombração, muita gente acordando de madrugada assutado.
Lembrando que o desenvolvimento da região se deu no inicio dos anos 50
Mais informaçãoes acesse as comunidades:
.
Facebook: http://www.facebook.com/pages/GEG-EEPSG-Eusebio-de-Paula-Marcondes/208612292531441
.

J Hernani
Aluno de 1970 a 1977
Familia Chegou no Sabará em 1945 na epoca da Colonização Rsr rs srs rs rs rs rs
Morador na Vila Sabará de 1968 a 1981.
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=291951

Hernani HS Studio1 disse...

Toda vez que vejo essa historia do tiozinho zelão o carroceiro que mora do lado da escola me acabo de rir..... A região começou a se desenvolver em 1930 na construção da represa Billings. Sabe de nada inocente antes o Bairro de Santo amaro era um Municipio em 1935 foi anexado a cidade de São Paulo http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/santo_amaro/historico/index.php?p=450 Desculpa ae viu

Postar um comentário